Une Femme Douce (Robert Bresson, 1969)

Elle despreza o dinheiro, mas tampouco suporta a miséria em que vive. Luc conta que já foi pobre, promete tirar Elle dessa condição. Mas Elle desde o começo sabe que ele não quer amor, quer apenas que  aceite casar com ele. O argumento, extraído de um conto de Dostoievski, é a de que o casamento como mercadoria serve para desencadear a dissolução inexorável das estruturas de uma vida, dentro das instâncias sociais que reprimem e moldam o indivíduo em meio a sociedade de controle – a de consumo – através basicamente do imaginário. O poder da imagem como modo de manter a coesão social e a supremacia do capital. Luc se apaixona por uma imagem (Elle), porém é incapaz de amá-la. Mas as necessidades materiais a tornam (contra sua própria vontade) um bem de consumo, que serviria para satisfazer as necessidades econômicas de um lado, e os desejos emocionais e psíquicos do outro. São personagens que se conservam um ao outro como mistérios cujos segredos permanecem silenciosamente trancados dentro de si mesmos. Luc, um calculista e frio manipulador, e ela uma vítima em busca de sua inocência perdida, presa como símbolo da erotização da imagem e do consumo, querendo escapar do controle. A luta de Elle é para desfazer a vida artificial de seu matrimônio, da relação com o conjugue dentro de uma companhia cada vez mais programada e robótica, o que a leva a loucura e a impossíveis planos para romper com seu isolamento estanque. Une Femme Douce é outro dos grandes pesadelos materialistas  filmados por Bresson e começa uma nova e mais interessante fase em sua carreira, em torno do desespero pessimista e caótico frente à vida industrializada moderna, cujo ápice se dará com a tensão quase insuportável de O Dinheiro (1983), o seu último e talvez melhor trabalho.

Anúncios

2 Respostas para “Une Femme Douce (Robert Bresson, 1969)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s