Não deve ser preciso dizê-lo: Aniki-Bobó é um clássico da filmografia portuguesa, e o filme de Oliveira de que mesmo os alérgicos dizem gostar. A sua limpidez “naturalista” ajuda, a impressão de espontaneidade do grupo de crianças que Oliveira dirigiu também, e o magnífico uso dos cenários naturais da zona de Ribeira atribuem-lhe um alcance que se tornou – também- “documental”. Pese tudo isso, Aniki é a primeira grande história de paixões e obsessões, ciúmes e traições, que Oliveira filmou.

Que ele tenha transposto para aquele grupo de crianças uma tão poderosa expressão de emoções “adultas” sem as violentar, sem lhes quebrar a aura de inocência, sem deixar de ter, em suma, um grupo de crianças, eis um das coisas mais extraordinárias de Aniki-Bóbó – seguramente um dos grandes filmes alguma vez feitos de entre os que olham a infância, mas mais ainda olham “através” da infância sem a perderem no processo. E eis portanto a história de como Carlitos entra em contacto com o lado mais negro dos seus impulsos (o crime, a mentira, a violência) por amor de Teresinha, pura história de iniciação contada como se fosse uma fábula, um conto infantil.

Tem que se registar isto: se Aniki-Bóbó conta as desventuras de um garoto que quer oferecer à namorada uma boneca que viu na montra duma loja, o último Oliveira comercialmente estreado, Singularidades de uma Rapariga Loira (loira como a Teresinha), conta as desventuras de outro “garoto” que se quer oferecer a si próprio, como namorada, a boneca que viu na montra do prédio em frente. Maneira de dizer que Aniki-Bóbó é, como o Douro, sumamente oliveiriano.

Luis Miguel Oliveira

Anúncios

2 Respostas para “

  1. Também conheço pouco do cinema português. Apenas alguns do Oliveira e de outros poucos cineastas lusitanos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s