Inácio

Já havia postado essa nota ontem no fórum do Cineplayers, mas vale republicar aqui: O crítico Inácio Araujo tem postado em seu blog uma série de textos muito bons sobre Howard Hawks, enquanto acompanha uma retrospectiva do cineasta no exterior. Ele comentou um bocado sobre cada um dos filmes mudos do diretor, e de alguns dos primeiros sonoros, tomara que continue postando sobre ele. Na verdade, o Inácio deveria escrever mesmo um livro inteiro sobre o cineasta (que nem fez com o Hitchcock para a Brasiliense nos anos 80), ainda mais que a bibliografia em português sobre o Hawks é bem escassa (o único bom material disponivel, até onde eu sei, é a longa entrevista para Peter Bogdanovich publicada no livro Afinal, Quem Faz os Filmes?). Em poucas linhas ele resumiu muito bem a essência do Hawks, o que vale pras comédias malucas, os faroestes ou filmes de caçadas e de ação que dirigiu. Esse trecho em especial é bastante elucidativo:

“O filme é comandado pelos olhos do herói. Mas este olhar é duplo. Ele olha um mundo que deve compreender e dominar, pois a função do homem é dominar a natureza. Ele se volta sobre o mundo a fim de organizá-lo. Daí entrarem em ação todas as forças naturais em seus filmes.

Ao mesmo tempo ele deve se olhar, reflexivamente, pois para dominar a natureza deve, também, saber quem é.

Já a mulher é a própria natureza. Daí o seu papel: ser conquistada. Douchet nota, no entanto, que à medida em que a obra evolui, a mulher passa a ter um papel cada vez mais dominador, mais ativo, como em “Rio Vermelho”.

Somos levados sempre pela ação. São filmes de ação, pois o mundo é movimento.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s