Amanhecer Violento (John Millius, 1984)

RedDawn
Red Dawl, John Millius, 1984 ****

Um dos objetos cinematográficos mais estranhos saído de Hollywood nos anos 80. Como uma daquelas parábolas de ameaça comunista em forma de invasão alienígena de décadas antes, porém despida de qualquer alegoria ao imaginar uma hipotética III Guerra Mundial em sua época. Aproximando-se por vezes de um tom de paródia, especialmente em relação aos soldados comunistas apresentados como caricaturas (alguns momentos lembram sci-fic posteriores bem sarcásticas, principalmente Starship Troopers − ainda que Red Dawn seja ideologicamente mais claro e assumido que o filme de Verhoeven), e com uma inversão intrigante na troca dos papéis (normalmente são os americanos os invasores de terras estrangeiras). Um daqueles filmes que pode provocar um desprezo numa certa idade, e fascínio anos depois. Possui também um quê de western com homens a cavalos e com armas na mão dispostos a morrer para defender seu espaço e sua própria tentativa de paz. E com uma pegada fulleriana como talvez nenhum outro filme realizado desde então.

Anúncios

8 Respostas para “Amanhecer Violento (John Millius, 1984)

  1. Curioso que assisti a esse aí pela primeira vez na semana passada… e acho que já cheguei justamente na fase de achar fascinante, hehe! Aquela cena que o Swayze aponta a arma para o guri e não consegue atirar e o Howell assume a responsabilidade é simplesmente genial! O enquadramento, a profundidade de campo, a reação do Swayze… enfim. Milius é um dos grandes.

  2. O desprezo acho que era mais por ser difícil ser de esquerda e aceitar o filme (se já falavam mal dos que eram realizados sobre o Vietnã imagina desse hehe).

    Estou pra ver Farewell to the King e faz um tempo assisti Big Wednesday, conhece esse Ronald? Pois imagine um Two-Lane Blacktop com surfistas e grandes praias nos lugares das estradas.

  3. Filme maravilhoso. Além de tudo que o Ronald comentou, aquela cena ainda tem uma nuvem e uma sombra que parecem intervenções divinas. Lembra o começo de Forty Guns, já que você falou de western e Fuller.

    O meu predileto do Miliius é Big Wednesday (ainda falta assistir Rough Riders).

  4. Pena que esse nosso especial não foi mais, digamos, aprofundado… estávamos no início ainda, e há uns textos muito curtinhos sobre alguns filmes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s